A gota é uma doença frequente e ocorre pela deposição de cristais de ácido úrico na articulação, deflagrando um quadro de artrite agudo e bastante doloroso. Cerca de 20% dos indivíduos portadores de gota apresentam pelo menos 1 episódio de podagra, ou seja, crise de artrite no grande dedo do pé.
Alguns portadores de gota cursam com a ocorrência de tofos, sobretudo em mãos, cotovelos e pés. Os tofos apresentam progressão insidiosa, e, eventualmente, podemos observar o desenvolvimento de deformidade articular.
É importante lembrar, que o ácido úrico advém do metabolismo das purinas (proteínas), sendo que a grande parte de sua produção é decorrente dos processos metabólicos. Aproximadamente 10% do ácido úrico circulante é proveniente da alimentação e, por este motivo, as dietas com grandes restrições estão em desuso.
O portador de gota deve ser avaliado, sendo importante que o médico defina se está diante de uma pessoa que produz muito ou elimina pouco ácido úrico, pois essa é uma das chaves para o sucesso do tratamento.
O tratamento deve ser personalizado e tem como objetivo manter níveis baixos de ácido úrico, reduzindo a formação de depósitos de cristais de urato, que estão intimamente envolvidos no desencadeamento das crises.
Consulte o reumatologista para obter as informações necessárias para um tratamento adequado.