Gota



A gota é uma doença frequente e ocorre pela deposição de cristais de ácido úrico na articulação, deflagrando um quadro de artrite agudo e bastante doloroso. Cerca de 20% dos indivíduos portadores de gota apresentam pelo menos 1 episódio de podagra, ou seja, crise de artrite no grande dedo do pé.




Alguns portadores de gota cursam com a ocorrência de tofos,sobretudo em mãos, cotovelos e pés. Os tofos apresentam progressão insidiosa, e, eventualmente, podemos observar destruição articular e desenvolvimento de deformidades.




É importante lembrar, que o ácido úrico advém do metabolismo das purinas (proteínas), sendo que a grande parte de sua produção é decorrente dos processos metabólicos. Aproximadamente 10% do ácido úrico circulante é proveniente da alimentação e, por este motivo, as dietas com grandes restrições estão em desuso.


O portador de gota deve ser avaliado, sendo importante que o médico defina se está diante de uma pessoa que produz muito ou elimina pouco ácido úrico, pois essa é uma das chaves para o sucesso do tratamento.


Nunca se deve iniciar medicamentos para reduzir o ácido úrico no sangue (alopurinol, benzbromarona) durante uma crise de gota, pois isso pode aumentar o tempo de duração do episódio inflamatório.



Outra coisa em desuso, é a utilização de colchicina durante a crise, em doses elevadas, até que ocorra vômitos e/ ou diarreia. Há medidas mais racionais e mais eficientes que podem e devem ser adotadas.


A gota deve ser tratada e, num futuro próximo, teremos mais fármacos para o tratamento desta doença no mercado brasileiro.


Consulte seu médico.



Compartilhe