Lupus



O  lúpus eritematoso sistêmico (LES)  é uma doença auto- imune bastante complexa, frequentemente com manifestações diversos tecidos conjuntivos, envolvendo, principalmente, pele, articulações, rins, membranas serosas (pericárdio, pleura) e sistemas hematológico .


Google Imagens


O LES  chega a ser oito vezes mais frequente em mulheres, dependendo da população estudada e ocorre sobretudo entre os 25-35 anos de idade. Classicamente é descrita a lesão de face, com formato de asa de borboleta, mas há muitos casos onde ela não se apresenta.


São extremamente importantes os exames laboratoriais adequados, para que, juntamente com os dados da historia clínica e exame físico, seja possível o diagnóstico. Não há exame laboratorial que, isoladamente, possa fornecer o diagnóstico.



Nos quadros iniciais de LES, a doença pode lembra outros quadros reumatológicos,  como a artrite reumatoide, a sarcoidose, a doença de still, as vasculites, a fibromialgia, dentre outras, pois as manifestações são bastante inespecíficas, sendo assim, a procura rápida pelo reumatologista é fundamental.

O diagnóstico precoce e a instituição do tratamento adequado são fundamentais para que se garanta a qualidade de vida e o bem estar do paciente lúpico.


Agende uma consulta com um reumatologista e tire suas dúvidas.



Compartilhe